''O Grito'' (Pintura)

O Grito.jpg
''O Grito'' Edvard Much
Essa semana, foi anunciado na mídia nacional e internacional um dos quadros mais legais e assustadores (na minha opinião) por 120 milhões de dólares. ''O Grito'' tem o nome original de Skrik é uma pintura norueguesa de Edvard Much, a pintura retrata uma situação de desespero emocional uma das obras mais importantes do movimento expressionista.

Baseado na vida pessoal do artista, que por sinal assistiu a morte de sua irmã, dedicando-se totalmente à arte. Much se tornou amante de uma mulher casada, que só lhe trouxe desilusões e mágoas. Logo em seguia sua irmã favorita seria diagnosticada com uma doença mental e foi internada em um hospital psiquiátrico.

Seu estado emocional era tão crítico que escreveu isso em seu diário:

''Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.''


O pintor imortalizou as palavras de sua irmã no quadro em questão. Much preparou uma figura bem esquisita (parece um ''alienígena'') mas tal diz que a fonte da inspiração foi uma múmia peruana que viu em uma exposição de Paris em 1887.

Interpretação do quadro

''Vemos ao fundo um céu de (cores quentes), em oposição ao rio em azul (cor fria) que sobe acima do horizonte, característica do expressionismo (onde o que interessa para o artista é a expressão de suas ideias e não um retrato da realidade). Vemos que a figura humana também está em cores frias, azul, como a cor da angústia e da dor, sem cabelo para demonstrar um estado de saúde precário. Os elementos descritos estão tortos, como se reproduzindo o grito dado pela figura, como se entortando com o berro, algo que reproduza as ondas sonoras. Quase tudo está torto, menos a ponte e as duas figuras que estão no canto esquerdo. Tudo que se abalou com o grito e com a cena presenciada está torto, quem não se abalou (supostamente seus amigos, como descrito acima) e a ponte, que é de concreto e não é "natural" como os outros elementos, continua reto.
A dor do grito está presente não só na personagem, mas também no fundo, o que destaca que a vida para quem sofre não é como as outras pessoas a enxergam, é dolorosa também, a paisagem fica dolorosa e talvez por essa característica do quadro é que nos identificamos tanto com ele e podemos sentir a dor e o grito dado pelo personagem. Nos introjetamos no quadro e passamos a ver o mundo torto, disforme e isso nos afeta diretamente e participamos quase interativamente da obra.''


Post original Ideia No Escuro, por favor, se for postar em seu blog/site citar os créditos por gentileza.

0 comentários: